terça-feira, 2 de julho de 2013

COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO DE QUALIDADE

                                                
                                            
Um estudo revelou que os adultos conseguem estar atentos a uma apresentação no máximo 45 minutos, sendo absorvida apenas um 1/3 da informação. Por esta razão, saber como fazer uma apresentação eficaz e eficiente é muito importante.

Como poderá obter? Sem dúvida, uma boa preparação é muito importante. Estude o tema que vai apresentar, esteja bem informado sobre os dados que disponibiliza. Caso não saiba com antecedência o público-alvo, tente saber que tipo de audiência terá e adapte a sua apresentação para um público específico.

Não decore, compreenda o que vai dizer, para que seja preciso e claro e caso façam perguntas saberá responder, podendo até prever as mesmas.


Como fazer uma apresentação interessante visualmente

Use uma apresentação visual para torná-la atraente e compreensível, como o power point. Certifique-se que o equipamento funciona evitando assim problemas técnicos, pois só atrasaram e distraem a audiência. Encare uma apresentação visual como suporte a si mesmo, por isso não leia apenas.

 Dê exemplos ou utilize metáforas para que o público fixe melhor a informação. Tenha atenção ao estilo. Utilize um tipo de letra simples, seja organizado, usando gráficos e imagens mas explicando sempre. Mas não exagere, não use detalhes e informação a mais.

No início, informe qual o objectivo da sua apresentação e pontos mais importantes, pois o público estará mais atento quando os mencionar. Se quiser dar um resumo da apresentação, faça-o depois, pois, antes, saberão o que vai dizer e não lhe prestam atenção. Olhe nos olhos, sem fixar para que não se sintam intimidados e faça-o em todas as direções e não apenas para alguns. Tenha uma aparência cuidada sem algo que faça distrair o público, como um corte de cabelo alternativo ou uma gravata muito colorida.


Faça a apresentação de forma alegre

Não tenha um tom de voz monocórdico, falando nem muito alto, nem muito baixo, utilizando frases curtas e objectivas, sem muitos termos técnicos ou palavras "complicadas". Use gestos q.b. Não se sente, fique de pé.

A sua postura revela muito de si, da tranquilidade e confiança que transmite. Se estiver nervoso, não peça desculpa, respire fundo e continue. As pessoas querem ouvi-lo e não saber como se sente. Se houver perguntas, responda calmamente com segurança e se não souber responder admita, tentando responder mais tarde e para questões com respostas mais aprofundadas, responda no final.

No fim da apresentação faça um pequeno resumo do que disse para que o público fique ciente do que conseguiu interiorizar. Concluindo, uma apresentação deverá ser curta, clara, concisa, organizada, eficaz e eficiente. Basta isto para aprender como fazer uma apresentação com sucesso.



Fonte: http://comotersucessoprofissional.blogspot.com/2011/09/como-fazer-uma-apresentacao-de.html